Wednesday, March 23, 2011

Passo a passo da cadeirinha- parte II



Silvia! Ta pronta...Para finalizar mesmo esse projeto falta somente a foto do Lucas - o bebe Johnsons da Silvia, nela:). Para quem aparecer por aqui agora, a parte I esta no post logo abaixo.


 Lembra do meu medo do papel esticar e nao encaixar bem na lateral? Pois...   aconteceu :( .  Tive que pensar em uma maneira de cobrir ali para nao ficar mal acabado..Pensei em cobrir com juta, ou pom- pons..Mas imaginei o Lucas, pequenino e com a curiosidade t'ipica dos pequeninos com esses pom- pons coloridos...Sei nao...:) Bom, resolvi tambem colocar papel na bandeijinha...e a proteji muito bem, como vcs vao ver at'e o final desse post. Os passos aqui sao os mesmos, pintei o fundo da bandeijinha de branco antes de aplicar o papel, e tirei o molde do fundo da bandeija com o maior cuidado, para nao deixar excessos ja que aqui nao teria como lixar depois pois essa parte e funda.Mesmo assim ja sei, o papel vai dar uma esticadinha...





Para pintar usei um esmalte acrilico `a base de agua, da ''Behr'' que  tinta e primer ao mesmo tempoSempre compro de amostras ...e a cola que uso nas decoupages 'e a Mod Podge.Eu acho que ja tem ai no Brasil!
Depois do papelo aplicado com a ''cola aguada'' e tambem depois de bem seco, deve-se aplicar outra camada de cola ou Mod Podge sem ser diluida para impermeabilizar. Na bandeijinha apliquei duas outras camadas para dar protecao extra, sempre esperando secar muito bem entre elas.



Depois das camadas extras de cola, usei esse verniz , tambem `a base de agua. Super fino, super facil de aplicar com um pincel de esponja mesmo, que nao deixa marcas.E depois de tudo seco, ( o tempo que demora para secar depende de cada produto e sempre vem especificado nas embalagens)  uma boa camada de cera em pasta, que ainda estou esperando completar o tempo de secagem do verniz para aplicar.. E a solucao para melhorar o acabamento das laterais; uma moldura de fita...essas fitinhas sempre me salvam:) Ah..e isso foi ideia do maridex :)Pronto!





Aqui o antes e o depois:



E aqui , gente, apesar de ser primavera, nao para de nevar...Depois de mais uma missao quase 100%cumprida, depois do almoco, tem hora melhor para uma pausa para um cafezinho?! - brasileiro claro:)
Beijos e ate a proxima!







Saturday, March 19, 2011



Essa cadeirinha da minha amiga Silvia é puro ''vintage''...Apesar de LINDA merece mesmo uma modernizada...Acho que quando eu era bebê tinha uma bem parecida e eu nasci na década de ...aH! Deixa pra lá!!!- e vamos ao que interessa : A reforma da cadeirinha -com todos seus acertos e erros- relatados em um tutorial.

Para começar, uma boa lixada. Não para retirar o verniz todo, apenas para deixar a superfície mais porosa e a tinta  (nesse caso, à base de água) aderir e não descascar depois.
Existe sim uma maneira de pular essa etapa , basta usar um ''primer'' à base de óleo e depois tinta também à base de óleo. É sempre assim: se optar por uma tinta à base de água, termine com verniz à base de água e se optar por óleo, o acabamento também será à base de óleo.



Eu sempre opto por produtos à base de água. O cheiro não incomoda tanto, seca mais rápido e não são prejudiciais à saúde. E como aqui durante vários meses temos que trabalhar dentro de casa, no basement, quanto menos cheiro , melhor.

Essa lixadeira elétrica é uma ótima aquisição para quem quiser se aventurar no mundo das reformas...Se fosse lixar à mão, ai ai...só dá para fazer isso em peças pequenas.






Aqui a base branca aplicada somente no encosto, que é onde pretendo aplicar o papel. A pintura vai ser a última etapa.
Antes de começar a aplicar o papel espere secar bem...
As vezes eu peco por pura  falta de paciência..quero ver o móvel pronto logo e não tenho paciencia de esperar ! E isso compromete o resultado final...então ...façam o que eu digo mas não façam o que eu faço...ok???:)


E que tal o papel que vai ser aplicado? É daquele site que mencionei aqui.
Antes de aplicar recortei o papel mais ou menos do tamanho da área deixando uma sobra, é claro..e como a cadeirinha tem um braço no meio do caminho , também recortei a área do braço. Isso pode ser meio tricky- alguns papéis dão uma ''esticada'' quando umedecidos ...mas vamos lá, nesse estágio tudo o que dava para fazer era torcer para dar certo:)
Existem várias maneiras de aplicar o papel...Impermeabilizar o papel antes, ou aplicar a cola na superficie do objeto a ser trabalhado e esperar a cola quase secar, ou esse que sempre uso: mergulhar o papel numa mistura cola aguada . Prefiro o último porque é mais fácil de retirar as bolhas que podem se formar e o acabamento fica 10!



Pronto...agora alisa daqui, estica dalí, tentando tirar todas as bolhas e não deixar falhas. Aqui tem que tomar um pouco de cuidado só para não desmanchar o papel. Se ele for mais delicado pode  desmanchar, mas isso é fácil de sentir.

A última etapa da decoupage- esperar a cola secar bem ( eu não esperei... mas deu tudo certo)
e aparar o as sobras do papel com uma lixa.
E o resto? O resto fica para o próximo post!
Beijos e até lá!

Thursday, March 17, 2011

Quando te ví, nunca mais te esqueci...

Este porta -talheres já estava completamente pronto quando decidi apagar o que eu tinha feito e começar de novo. Desmanchar pintura/ decoupage é bem mais chato que desmanchar costura ( que já é chatérrimo! ) Fiz isso porque também não conseguia esquecer de jeito nenhum o papel italiano que eu havia visto neste site :
http://www.paper-source.com/cgi-bin/paper/index.html .Não resistí!!! Encomendei o papel ...

Que tal?




Outra novidade..depois de meses e meses indecisa sobre se escreveria aqui em português ou ingles, (até mesmo para treinar o inglês), optei pela opção mais simples: tradutor do google:)

Agora estou me dedicando a outro projeto muito fofo...logo logo publico aqui!
Beijos!