Saturday, March 19, 2011



Essa cadeirinha da minha amiga Silvia é puro ''vintage''...Apesar de LINDA merece mesmo uma modernizada...Acho que quando eu era bebê tinha uma bem parecida e eu nasci na década de ...aH! Deixa pra lá!!!- e vamos ao que interessa : A reforma da cadeirinha -com todos seus acertos e erros- relatados em um tutorial.

Para começar, uma boa lixada. Não para retirar o verniz todo, apenas para deixar a superfície mais porosa e a tinta  (nesse caso, à base de água) aderir e não descascar depois.
Existe sim uma maneira de pular essa etapa , basta usar um ''primer'' à base de óleo e depois tinta também à base de óleo. É sempre assim: se optar por uma tinta à base de água, termine com verniz à base de água e se optar por óleo, o acabamento também será à base de óleo.



Eu sempre opto por produtos à base de água. O cheiro não incomoda tanto, seca mais rápido e não são prejudiciais à saúde. E como aqui durante vários meses temos que trabalhar dentro de casa, no basement, quanto menos cheiro , melhor.

Essa lixadeira elétrica é uma ótima aquisição para quem quiser se aventurar no mundo das reformas...Se fosse lixar à mão, ai ai...só dá para fazer isso em peças pequenas.






Aqui a base branca aplicada somente no encosto, que é onde pretendo aplicar o papel. A pintura vai ser a última etapa.
Antes de começar a aplicar o papel espere secar bem...
As vezes eu peco por pura  falta de paciência..quero ver o móvel pronto logo e não tenho paciencia de esperar ! E isso compromete o resultado final...então ...façam o que eu digo mas não façam o que eu faço...ok???:)


E que tal o papel que vai ser aplicado? É daquele site que mencionei aqui.
Antes de aplicar recortei o papel mais ou menos do tamanho da área deixando uma sobra, é claro..e como a cadeirinha tem um braço no meio do caminho , também recortei a área do braço. Isso pode ser meio tricky- alguns papéis dão uma ''esticada'' quando umedecidos ...mas vamos lá, nesse estágio tudo o que dava para fazer era torcer para dar certo:)
Existem várias maneiras de aplicar o papel...Impermeabilizar o papel antes, ou aplicar a cola na superficie do objeto a ser trabalhado e esperar a cola quase secar, ou esse que sempre uso: mergulhar o papel numa mistura cola aguada . Prefiro o último porque é mais fácil de retirar as bolhas que podem se formar e o acabamento fica 10!



Pronto...agora alisa daqui, estica dalí, tentando tirar todas as bolhas e não deixar falhas. Aqui tem que tomar um pouco de cuidado só para não desmanchar o papel. Se ele for mais delicado pode  desmanchar, mas isso é fácil de sentir.

A última etapa da decoupage- esperar a cola secar bem ( eu não esperei... mas deu tudo certo)
e aparar o as sobras do papel com uma lixa.
E o resto? O resto fica para o próximo post!
Beijos e até lá!

1 comment:

  1. Bia do céu, achei alguém mais ansiosa que eu!!! rsrsrsrsrrs
    Menina , tem vezes que até uso o secador pra adiantar as coisas...
    Estou amando seu trabalho e curiosíssima pra ver o restante, volta logo, viu?
    Amei o papel ( pra variar ) e as dicas que vc. deu são ótimas!!!
    Beijossssssssss e boa semana pra ti
    Vero

    ReplyDelete